top of page
  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

CENTÉSIMO SEXAGÉSIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA PROFESSORA ELISABETH BURGUM FERREIRA (PROFESSORA ISABEL VIEIRA FERREIRA)

Hoje, queremos relembrar essa mensagem e fazer uma homenagem à esposa de nosso patrono, que sempre foi uma fonte de inspiração e amor para nós.


       

Pela Prof.ª Dr.ª Mary Vieira Ferreira Prado.




 A ilustre e inolvidável Prof.ª Elisabeth Burgum Ferreira, conhecida carinhosamente como Prof.ª Isabel Vieira Ferreira, recebeu esse nome pelos que consideram como boa e respeitável mãe por suas assinaladas virtudes que aureolavam sua personalidade ímpar, por sua dedicação e amor extremado a seus semelhantes.

 

Elisabeth Burgum Ferreira, nasceu em Bristol, na Inglaterra em 29 de fevereiro de 1856, de famílias ilustres da aristocracia inglesa, veio menina para o Brasil com os seus pais Dr. Henry Burgum, engenheiro de renome e sua esposa Hannah Burgum e seus irmãos que eram engenheiros náuticos à chamado do governo brasileiro para construir encouraçados.


De origem inglesa, muito amou e tudo fez por sua Pátria, mas de coração brasileiro amou igualmente nossa Pátria; O Brasil, tudo fazendo para o seu engrandecimento e progresso. A gratidão nacional não esqueceu o muito que fez pela Pátria brasileira, pelo ensino, pela educação e pela humanidade gravando seu nome imortal em uma das escolas da Capital de São Paulo, “Escola Prof.ª Isabel Vieira Ferreira. Reconhecendo seus méritos a Capital do Estado do Rio de Janeiro colocou a Rua D. Isabel em sua homenagem, igualmente a Cidade de Poções, no Estado da Bahia, denominou a Rua Elisabeth Burgum Ferreira, a cidade de Bragança Paulista, a cidade histórica da cidade de Itu em São Paulo, e a cidade de Jaguaré no Espirito Santo denominaram as Ruas Prof.ª. Isabel Vieira Ferreira em sua homenagem. Como professora incansável nas lides do magistério foi uma educadora exemplar lutando denodamente levando seus vastos e profundos conhecimentos seculares aos seus alunos levando-os a ascensão nas carreiras que abraçavam. Sua dedicação à Pátria brasileira e a humanidade, foi inexcedível, abraçando as ideias e ideais, mas nobres, lutando por eles, sua abnegação e amor ao próximo manifestou-se na sua filantropia de suas ações. Seu caráter nobre, sua docilidade, sua severidade de seus costumes empunhavam a amizade aqueles que dela se aproximavam.


Eu, Mary Vieira Ferreira Prado, como professora de história  e historiadora e neta desta ilustre professora compulsei documentos importantes do século XIX, onde encontrei sua vida frutuosa em bem do Brasil e da humanidade e gravei a posteridade no livro de minha autoria “Sublime Amor” alguns itens de sua maravilhosa biografia. Austragésilo de Athayde,  Presidente da Academia Brasileira de Letras elogiando meu livro escreve: “Em Sublime Amor a neta e filha soube traçar perfis que ajustam a fidelidade histórica o valor literário de que dá testemunho o livro sobretudo quando descreve sua  avó Dona Isabel e sua mãe Dona Abigail, duas senhoras que foram exemplos de devoção  à família e possuíram as mais altas virtudes que o cristianismo consagrou na figura das grandes mulheres que enriqueceram sua história. Não é apenas assim um serviço as Letras e a historiografia o que Drª. Mary presta ao Brasil com seu Sublime Amor, algo mais, que isso enaltecerá sua obra, um chamado as consciências femininas, para que não se desgarrem abandonando os deveres fundamentais daquelas que constituem o alicerce da sociedade cristã”.


No trabalho, ano II nº 2 de outubro de 1902 o Reverendo Dr. Luiz Vieira Ferreira escreve sobre D. Isabel do qual transcrevo alguns trechos:

“As 10 horas da noite de 15 de setembro p. passado deixou este mundo de misérias e dores e foi recolhida ao reino da glória nossa irmã D. Isabel que por suas assinaladas virtudes era considerada como tipo da Igreja Evangélica Brasileira e extremosamente amada por todos os seus membros como boa e respeitável mãe.

Aos 23 anos de idade sendo membro professa da Igreja Presbiteriana, desta separou-se para constituir com o Doutor Miguel Vieira Ferreira e outros irmãos na fé a Igreja Evangélica Brasileira, que se incorporou no dia 11 de setembro de 1879, sob o Pastorado desse inolvidável e saudoso Doutor de quem foi dedicada cooperadora em todos os mais penosos trabalhos de propaganda evangélica e da instrução escolar.

O seu caráter dócil, o seu gênio paciente impunha a sua amizade a todos quantos dela se aproximavam, bem como a severidade dos seus hábitos simples e despretensiosos a tornaram digna da veneração e respeito que todos lhe tinham.

Todas estas qualidades que ornavam naturalmente a sua pessoa, granjeavam-lhe um amor profundo na Congregação, que a tomou como tipo das virtudes de uma fiel serva de Cristo, de uma filha de Deus e desse modo a guarda no coração e na memória como um grande exemplo da misericórdia de Deus, agraciando singularmente as suas criaturas com o espirito santificado que nos envia Jesus”.

No dia 24 de setembro de 1882, uniu-se ao Doutor Miguel como esposa, por um compromisso solene que tomaram diante de Deus e da Igreja.

Desse consorcio nascia a 4 de setembro de 1883, um menino que tomou o nome de Israel, hoje com 196 anos.

Doutor Miguel Vieira Ferreira, meu saudoso avô, fundou por determinação de Deus, a Igreja Evangélica Brasileira, sendo eleito o seu primeiro Pastor.

Obra magnifica, grandiosa continuada por seu filho Doutor Israel Vieira Ferreira, meu pai, que igualmente como seu pai tem seu nome gravado na história do Brasil em letras de ouro e deu a obra de Deus o desenvolvimento que lhe cabe ter. Meu avô Doutor Miguel Vieira Ferreira foi um brasileiro ilustre entre os mais ilustres, fundador do 1º Clube Republicano e de importantes escolas no Brasil, e como vimos acima a Prof.ª. Elisabeth Burgum Ferreira (Prof.ª Isabel Vieira Ferreira) foi dedicada e cooperadora em todos os mais penosos trabalhos de propaganda evangélica e de instrução escolar.

Atravessando imperecível os séculos seu exemplo e a memória da Prof.ª Elisabeth Burgum Ferreira se imortalizam e com grande jubilo no Brasil e no exterior, festeja-se com grande jubilo esta efeméride do natalício da Prof.ª Elisabeth Burgum Ferreira (Prof.ª. Isabel Vieira Ferreira) lembrando as gerações presente e futuras suas virtudes e sua fé inabalável e sua maravilhosa vida dedicada ao Brasil e à humanidade!



Doug Burgum criou este site e foi o autor do BURGUM FAMILY HISTORY SOCIETY a família Burgum está presente, em bom número, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na Austrália. Em menor número em alguns outros países, inclusive no Brasil. Como curiosidade, até a eleição de 2024 nos Estados Unidos, um membro da família Burgum, Doug Burgum, não o do site, foi, por 2 mandatos, Governador do Estado da Dakota do Norte. É bastante interessante. Como curiosidade, ele cita no início do artigo, outro ramo da família Burgum que esteve e está no Brasil. Ele é oriundo de um primo do pai da Dona Isabel. Esse ramo da família efetuou o saneamento básico das cidades do Rio de Janeiro e de Campos (também no Estado do Rio de Janeiro) e é diretamente ligado ao Doug (são seus antepassados).



 
 
 

Comentarios


Agradeçemos sua visita, Volte sempre!

 São Paulo, SP 

© 2020 por Academia Internacional . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page