PROF. DRA MARY VIEIRA FERREIRA PRADO
- Anna Paula Vieira Ferreira Prado Malagrana
- 27 de fev.
- 4 min de leitura
Homenagem à Ilustre Acadêmica Prof. Dra. Mary Vieira Ferreira Prado em comemoração ao nonagésimo ano de seu nascimento
Ana Mary Vieira Ferreira Prado
Karina Vieira Ferreira Malagrana Pellegrini

Sinto-me profundamente honrada em ser escolhida para prestar esta homenagem à memória da Ilustre Acadêmica, em comemoração ao nonagésimo ano de seu nascimento, tendo como revisora a Acadêmica Karina Vieira Ferreira Malagrana Pellegrini, neta da homenageada. Em meu nome, em nome de minha família e de todos os Acadêmicos desta Nobre Entidade, expresso nossa gratidão por esta honrosa lembrança. Minha família, composta pelos descendentes da homenageada em todos os graus, sente-se extremamente lisonjeada pela deferência desta Dileta Academia Internacional de História Republicana e de Letras.
Tomo a liberdade de afirmar, conhecendo sua vida e feitos, que esta homenagem é mais do que merecida. Trata-se de um justo reconhecimento, não apenas pela vastidão de seus conhecimentos, mas também pelo amor ao próximo e pelo compromisso com o benefício da humanidade.
É com grande entusiasmo que, de forma singela e sincera, represento neste momento todos os Nobres Acadêmicos, para agraciar a Célebre Acadêmica Prof. Dra. Mary Vieira Ferreira Prado, minha amada mãe.
Um legado de grandeza intelectual e espiritual
Nascida em 27 de fevereiro de 1935, na Capital do Estado do Rio de Janeiro, a Prof. Dra. Mary Vieira Ferreira Prado era neta do Doutor Miguel Vieira Ferreira, Patrono desta Nobre Entidade, e da Professora Elizabeth Burgum, filha do Doutor Israel Vieira Ferreira, também Patrono desta Academia, e da Professora Abigail Alves Pires. Criada em um lar de imensa doçura, amor e vasta cultura, destacou-se por sua alta capacidade intelectual e elevado desprendimento espiritual. Desde jovem, alcançou o grau de bacharel em Letras, Medicina, Direito, História e Geografia, tornando-se referência em diversas áreas do saber, inclusive Jornalismo.
Dotada de caráter sólido e de uma força inabalável, sempre buscou implementar o bem, tanto para o próximo quanto para nossa Pátria. Com entusiasmo patriótico, destacou-se também pela preservação da memória de nossos antepassados, incluindo os Patronos Doutor Miguel Vieira Ferreira e Doutor Israel Vieira Ferreira, além das professoras Elizabeth Burgum e Abigail Alves Pires, cujas contribuições gloriosas ela sempre exaltou em seus estudos e pesquisas históricas.
Na área da Medicina, a homenageada prestou relevantes serviços médicos, no Hospital Geral de São Paulo do II Exército e em outras entidades hospitalares em São Paulo e no Rio de Janeiro, incluindo a Policlínica Central do Exército. Atuou em diversas especialidades médicas, destacando-se em Neurologia, Eletroencefalografia e Homeopatia.
Além disso, participou de inúmeros Congressos Médicos, recebendo, no IV Congresso de Medicina Militar, um diploma e uma medalha em reconhecimento ao seu desempenho e dedicação exemplar.
Seu compromisso com o aperfeiçoamento profissional contínuo e seus profícuos estudos, também lhe renderam diversos títulos, diplomas acadêmicos laureados e, também, com grande honra, o reconhecimento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo- CREMESP, que condecorou a agraciada com uma medalha, em homenagem aos seus 50 anos de exercício ético, humanitário e exemplar da Medicina.
Exemplo de fé e abnegação, a homenageada sempre auxiliou seu semelhante, como serva de Deus e Membro da Igreja Evangélica Brasileira, fundada pelo seu avô e Patrono desta Digna Academia Doutor Miguel Vieira Ferreira.
Fundação e contribuições à Academia
Em 09 de dezembro de 2000, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, fundou a Dileta Academia Internacional de História Republicana e de Letras. Ao lado de sua irmã, Dra. Priscilla Vieira Ferreira Lopes (in memoriam), e de outros ilustres acadêmicos, ocupou o cargo eletivo de Terceira Vice-Presidente da Primeira Diretoria.
Dedicada e amorosa, foi exemplo de mãe e de esposa. Em 1958, ao lado de seu esposo, Dr. João Prado, saiu de sua Terra Natal, a Capital do Rio de Janeiro, para residir nesta Capital de São Paulo e formar um lar abençoado e caloroso, onde cultivou valores como amor, cordialidade e doçura, que transmitiu com carinho a seus cinco filhos, aos netos e aos bisnetos, muitos dos quais continuam seu legado como membros desta Digna Academia.
Uma vida de trabalho incansável e justiça histórica
Incansável em sua missão, a homenageada dedicou-se à propagação dos ideais republicanos. Em 1974, acompanhada de seus filhos, percorreu várias cidades para reviver o passado glorioso e realizar preciosas pesquisas históricas sobre os feitos dos Patronos desta Excelsa Academia. Sua dedicação também se refletiu em ações como a inauguração de ruas, praças e monumentos em homenagem a essas personalidades ilustres.
Como escritora e historiadora, a graciosa destacou-se pelos artigos publicados em jornais de grande circulação, na Capital de vários Estados de nosso País, como Rio de Janeiro e pelas Obras de sua autoria, como Sublime Amor, visando a busca de justiça histórica e a elevação dos feitos de nossos antepassados, com grande envergadura.
Um legado eterno
No dia 24 de maio de 2024, a Prof. Dra. Mary Vieira Ferreira Prado partiu deste mundo, deixando-nos a certeza de que habita a Mansão Celestial. Seu exemplo de dedicação, amor e sabedoria permanece vivo em todos os que tiveram o privilégio de compartilhar sua jornada.
São Paulo, 27 de fevereiro de 2025
Belissima história e homenagem, de mulheres tão maravilhosas, ser o que foi naquela época é pra poucas, que orgulho poder compartilhar com, uma parte tão linda dessa família que é nossa querida amiga Karina, que com certeza é tb um orgulho dessa família, histórias que inspiram
Bela e merecida homenagem àquela que sempre se dedicou a propagação da Obra grandiosa feita por Deus aqui na Terra.🙏🏻🥹🥹
Linda, comovente e merecida homenagem!❤️
Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.
Salmo 116:15